terça-feira, 5 de julho de 2011

Como congelar papinhas


Nao há nenhum problema em congelar papinhas se você não tem disponibilidade para cozinhar todos os dias. Listamos algumas dicas para ajudá-la nesse processo

Papinha congelada

Para que o bebê tenha sempre uma alimentação balanceada e saudável, a mamãe não mede esforços. No preparo das papinhas, seleciona cuidadosamente cada ingrediente: além da carne, vários tipos de verduras e legumes. Tudo fresquinho e feito na hora. Mas, com a correria diária, nem sempre há tempo suficiente para cozinhar, não é mesmo? A solução é recorrer a um método fácil e rápido: o congelamento.

É isso mesmo, a papinha do bebê pode ser levada ao freezer. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para que os nutrientes dos alimentos sejam preservados.

Como congelar a papinha

O primeiro passo é saber escolher os alimentos: eles devem ser frescos e de boa qualidade, com a casca sem batidas ou sinais de deterioração.

Durante o preparo, atenção ao tempo de cozimento. O ideal é que os legumes não estejam muito moles. Lembre-se que, depois de descongelado, o prato será reaquecido e a consistência irá se modificar.

Assim que estiver pronto, retire a panela do fogo e coloque-a, ainda quente, em um recipiente com água gelada ou pedras gelo. O choque térmico pára o processo de cozimento e ajuda a garantir a textura dos alimentos.

Em seguida, divida a papinha em pequenas porções, o suficiente para uma refeição, e coloque-a em potinhos previamente esterilizados. Eles devem estar preenchidos até a borda para evita o acúmulo de ar. Se quiser, você pode colocar etiquetas com data de preparo e os ingredientes usados. A comida pode ficar congelada por até três meses.

Cuidado com o descongelamento

A papinha dever ser retirada do freezer na noite anterior ao consumo e mantida em geladeira, para evitar a proliferação de bactérias. O descongelamento demora em média cinco horas. Um pouco antes de servir, aqueça o alimento em banho-maria ou, se estiver com muita pressa, no microondas, neste caso, utilize sempre a potência baixa. É bom interromper o processo na metade do tempo para mexer e, só em seguida, voltar a ligar o aparelho.

Durante o processo, atenção à consistência da papinha. Ela deve ser a mesma da hora do cozimento. Este é um sinal de que o valor nutricional da comida não foi modificado com o congelamento.

Aqui, vale um cuidado. Jamais congele duas vezes o mesmo alimento. Além de perder sabor, qualidade e valor nutricional, a oscilação de temperatura permite o crescimento de bactérias.

E lembre-se: refeição é momento para reunir a família. Coloque o cadeirão junto à mesa onde são servidas as refeições da família. Essa interação é muito importante para o desenvolvimento da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário