terça-feira, 9 de agosto de 2011

Alerta aos Pais na hora de Procurar uma Babá

Gente preciso dividir com vocês o que aconteceu comigo ontem.
Só pra vocês saberem estou há 10 dias sem babá e com dois filhos. Portanto estou a procura de uma e comecei a busca na semana passada quando marquei 3 entrevistas e só duas apareceram. Até aí tuuuudo bem, já me aconteceu várias vezes!! Mas não é isso o que eu quero falar e sim quando ontem uma amiga minha me indicou a folguista dela. Eu liguei na mesma hora (cedinho) e marquei uma entrevista a tarde.
A mulher estava super disposta a trabalhar, disse que precisava muito de um emprego fixo aonde ela seria registrada coisa e tal.
Conversei com ela, mas pra mim não ia dar certo por alguns motivos. Ex: Ela não teria folga porque nos finais de semana ela é folguista na casa dessa amiga,ou seja, alguma hora ela não iria aguentar; os horários que ela precisaria sair na sexta e chegar na segunda me atrapalhariam muito.
Tá Carla e aí?? Qual a surpresa??
A noite minha amiga me liga e disse que puxou a certidão de antecedentes criminais e adivinhem???
Ela é FICHADA na POLÍCIA por FURTO!!! SÉRIOOOO.
Juro fiquei chocada, nunca tinha acontecido isso comigo.
Graças a Deus eu nem cheguei a colocar uma pessoa dessas em casa.
Bom isso serviu de lição para agora mais do que nunca, eu pelo telefone, já peça que a pessoa venha com os documentos em mãos para que aqui em casa eu tire uma cópia e puxe essa certidão de antecedentes criminais e outros.
Eu achava que indicação era mais tranquilo e não pedia essas coisas.
Vai aqui um Roteiro de entrevista que eu pesquisei para não esquecermos de perguntar nada na hora da entrevista. Selecione as perguntas que achar mais adequadas e não se esqueça na hora!!
Espero que sirva para eu encontrar uma pessoa honesta!! Porque agora até isso virou requisito hoje em dia, né?!!

ATENÇÃO: Documentos como identidade, CPF e carteira de trabalho devem ser os originais, e o ideal é que a candidata apresente pelo menos duas referências (Não aceite referências familiares ou de amigos da candidata).


Roteiro de Entrevista:

Classifique as perguntas em categorias:

EXPERIÊNCIA

1. O que a levou a escolher a profissão de babá?
2. Para você o que é o empregador / família ideal? (O que você espera de um empregador / família?)
3. Há quanto tempo você trabalha com crianças?
4. Para quantas familias (empregadores) trabalhou? Por que saiu?
5. Qual era a idade das crianças que cuidou? Relate como foi cada experiência. (Pontos positivos e pontos negativos).
6. Sabe cuidar de recém-nascido? Já teve experiência com recem-nascido?
7. Já trabalhou em alguma outra área de atividade. Por que saiu? Relate como foi cada experiencia. Pontos positivos e pontos negativos.
8. Fale sobre a pior experiência que teve em seu trabalho. Como fez para superar a situação?
9. Qual é o seu maior orgulho em sua carreira de babá e por que?

ROTINA DE TRABALHO

10. O que você faria com as crianças em um dia como hoje? Exemplique a sua rotina com as crianças.
11. Aceitaria levar as crianças para atividades de lazer fora de casa (teatro, cinema, parques, etc.) ?
12. Aceitaria receber amiguinhos das crianças para brincar aqui em casa? Sente-se capaz de supervisionar várias crianças ao mesmo tempo?
13. Sente-se capaz de ajudar as crianças nos deveres escolares?
14. Sabe cozinhar?
15. Sabe como manter os armários e afazeres das crianças em ordem?
16. Sente-se confortável para cuidar das crianças, se a mãe está em casa?
17. Sente-se confortável com animais de estimação?
18. Possui alergia a algum animal de estimação?

PSICOLOGIA E DISCIPLINA

19. O que você faz quando uma criança não quer obedecer?
20. O que você faz quando uma criança chora muito, ou faz malcriação?
21. Como você aplica a disciplina com as crianças?

SEGURANÇA

22. Como você age em situação de emergência com as crianças? (ex: sufocamento com comida ou objeto, afogamento, choque elétrico, etc.)
23. Tem ou aceitaria fazer um curso de primeiros socorros?
24. Voce sabe nadar?
25. Saberia dar remédios às crianças seguindo as instruções de uma receita médica?
26. Possui carteira de motorista?
27. Há quanto tempo você dirige? Ja sofreu algum acidente? Relate o que aconteceu.

NÍVEL DE INSTRUÇÃO E CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

28. Qual é o seu nível de estudos?
29. Possui algum curso de especialização na área infantil?

PESSOAIS

30. Qual é o seu estado civil?
31. Você mora com quem?
32. Qual é a profissão do seu marido (companheiro)?
33. Você tem filhos? Qual é a idade de seus filhos? Quais é rotina diária de seus filhos (atividades escolares e extra-escolares) ?
34. Qual é a sua religião?
35. Tem ou já teve algum vício? (álcool, fumo, etc.)
36. Sofre de alguma patologia que precise de tratamento constante?

CONTRATAÇÃO

37. Onde você mora? Qual é o seu trajeto de casa até aqui? Quanta custou a passagem?
38. Está disponível imediatamente? (Está trabalhando ou em aviso prévio?) Quando esta disposta a começar?
39. Qual é a sua disponibilidade para o trabalho (1 , 2, 3 anos, etc.) ?
40. Qual á a sua pretensao salarial?
41. Aceitaria fazer hora extra?
42. Qual o período de férias ideal para você?
43. Qual a carga horária que pretende trabalhar? Se exerce outra atividade (estuda ou trabalha, relate a sua disponibilidade).
44. Aceitaria viajar, se necessário?
45. Aceitaria dormir, se necessário?

REFERÊNCIAS

Peça a ela todos os dados das referências profissionais. Não aceite referências familiares ou de amigos.

DOCUMENTAÇÃO

46. Você tem algum antecedente criminal? (possui certidão de antecedentes criminais ou aceitaria providenciar uma para nos trazer?)
47. Posso ver seus documentos? (carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, cartas de referência, diplomas, carteira de motorista, certidão de antecedentes criminais e outros).

fonte do Roteiro de Entrevista: http://www.aseuservico.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário