quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Lançamento Livro Infantil - Editora Cobogó

 Todos estão convidados para o lançamento do livro infantil da Editora Cobogó :
Melchior, o mais melhor





EDITORA COBOGÓ LANÇA LIVRO INFANTIL DE VIK MUNIZ, COM ILUSTRAÇÕES DE ADRIANA CALCANHOTTO




Inspirada no filho de Vik, publicação conta a história de Melchior, um menino que queria ser o melhor em tudo.

O menino Melchior nunca era o último, mas também jamais era o primeiro nos jogos de futebol, nas pistas de dança das festas, nas partidas de pingue-pongue. Mas Melchior queria ser melhor do que o melhor, ou melhor, ele queria ser o “mais” melhor.

Esse é o ponto de partida para a história de Melchior, o mais melhor, primeiro livro do artista plástico Vik Muniz voltado para o público infantil. Editada pela Cobogó, a publicação, de 64 páginas, conta com 50 ilustrações da cantora Adriana Calcanhotto.

“Conheci a Adriana durante um pocket show que ela fez na festa de aniversário do filho da Marisa (Monte) e me apaixonei. A Adriana leva a sério as crianças e é de uma generosidade enorme. Tenho uma ligação muito forte com as crianças, inclusive dou aula para elas, e a Adriana também investe forte neste universo. Portanto, estou muito feliz de estarmos juntos neste projeto”, comemora Vik Muniz.

O livro, segundo o artista plástico, é uma homenagem ao filho Gaspar, hoje com 21 anos, e começou a ser escrito quando ele tinha seis anos. “Meu filho estava sempre tentando impressionar, querendo ser o melhor em tudo. Então resolvi inventar essa história para mostrar para ele que ser o melhor não era o mais importante”, explica.

Essa é a segunda vez que Adriana Calcanhotto empresta seus traços a um livro infantil. Em 2003, ela teve a ideia de ilustrar um poema de Vinicius de Moraes. “Desenhar o Melchior é uma maneira de retribuir a importância que a obra do Vik tem na minha vida. A primeira vez que vi o trabalho do Vik (aquele do avião que desenha nuvens pelo céu) estava em Nova York, na década de 1990, e fiquei completamente emocionada. Anos depois, acabei pedindo autorização para usar a imagem no cenário do show Partimpim”, lembra Adriana.

Calcanhotto conta que desenhar meninos é uma de suas maiores paixões. “Sempre fico observado como eles se mexem, como correm e à medida que fui lendo a história fui inventando os traços. Quando me encontrei com o Vik para falar sobre o livro ele me deixou muito livre para criar, mas fez uma observação engraçada dizendo que o gênio precisaria ser gordo”, revela Adriana.


Com um sorriso maroto, Vik Muniz confirma: “É verdade... sempre imaginei os gênios gordinhos. Confesso que me divirto muito com a possibilidade de poder reviver a infância. Além do mais, aprendemos muito com os pequenos e essa troca faz com que a gente envelheça mais devagar. Sem modéstia, essa minha facilidade de lidar com as crianças é um dos talentos que tenho”.



O resultado poderá ser visto em breve nas principais livrarias do Brasil. O lançamento em São Paulo acontece no dia 25 de setembro (domingo), às 15h30m, na Livraria Cultura do Shopping Market Place.
E no Rio de Janeiro, no dia 2 de outubro (domingo), às 17h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.



BIOGRAFIA VIK MUNIZ:

Vik Muniz é artista plástico, nasceu em São Paulo e hoje mora no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira artística na Alemanha e Holanda, em 1989. Ao longo dos anos 90, fez diversas exposições individuais em importantes instituições em todos os continentes, consolidando seu nome internacionalmente. Sua obra encontra-se em prestigiosas coleções públicas como as dos museus Guggenheim Museum e Museum of Modern Art (MoMA), Nova Iorque, Centre George Pompidou, Paris, Daros Latin AMerica, Zurich, Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro e Instituto Inhotim, Belo Horizonte. O reconhecimento do trabalho de Vik vai além do universo das artes plásticas, em 2011, o filme Lixo Extraordinário, sobre o artista, concorreu ao Oscar de melhor documentário. Melchior, o mais melhor foi escrito para seu filho, Gaspar. Vik também é pai de Mina, e adora contar histórias.


BIOGRAFIA ADRIANA CALCANHOTTO:

Adriana Calcanhotto é cantora, compositora e escritora. Nasceu em Porto Alegre e mora no Rio de Janeiro. Lançou diversos discos, entre eles “A fábrica do poema” (1994), “Maritmo” (1998), “Cantada” (2002), “Maré” (2008) e “Micróbio do Samba” (2011). Sua relação com o universo infantil vai além do reconhecido sucesso dos discos “Partimpim I” (2004) e “Partimpim II” (2010), no qual encanta crianças com um amplo repertório da música popular. Ela foi, ainda, idealizadora da releitura de “O Poeta Aprendiz” (2003), livro de Vinicius de Moraes, no qual interpreta a canção e assina as ilustrações. Adriana é também autora do livro “Saga Lusa” (2008), publicado pela Editora Cobogó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário